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Preciso de uma consultoria?


Existem dois tipos de consultoria empresarial, que são: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa. Essas atividades, de forma ampla, são o fornecimento da prestação de um serviço realizado por profissional qualificado e conhecedor do tema. Pode-se dizer que sua principal missão é visualizar a empresa, identificando seus problemas e buscando soluções para os mesmos através do conhecimento técnico e prático do consultor (ou empresa por trás da consultoria).


A consultoria empresarial pode ser prestada em qualquer área, setor ou segmento, uma vez que só necessita de pessoas detentoras do conhecimento para tal. O profissional consultor pode ou não estar vinculado à uma organização específica, sendo que, quando exclusivo e dedicado a uma única organização, ele é chamado de Consultor Interno (em geral empregado da organização). Aquele profissional que presta serviços esporádicos, ou de forma autônoma é considerado um Consultor Externo, onde pode ser empregado de uma empresa de consultoria empresarial por exemplo.


É comum uma empresa possuir ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo, onde um não possui o intuito de substituir o outro, mas sim de se complementarem. O consultor interno pode atuar de forma que servirá mais como um apoio, focado nos projetos de consultoria e com o intuito de minimizar as desvantagens das duas condições (interna e externa) isoladamente. Já o consultor externo atua de forma mais ampla, levantando dados e análises, porém sem o poder de decisão final. Como dito antes, é correto falar que ambos os tipos de consultoria empresarial se complementam, uma vez que eles possuem vantagens e desvantagens singulares à cada um.


A consultoria interna possui como principal vantagem a questão de estar diariamente em contato com os procedimentos corporativos e aspectos informais da empresa (os chamados atalhos organizacionais). Esse tipo de consultoria possui maior acesso às partes interessadas (stakeholders), assim como é dotado de certo “poder informal” que facilita o seu trabalho. Apesar das vantagens, o consultor interno carece de praticidade na execução, pois não possui a chance de aplicar seus conhecimentos em diferentes casos e empresas (como o consultor externo). Pode-se dizer que a consultoria interna possui menos experiência que a externa, além de enfrentar maior oposição dos altos escalões da empresa, já que possui vinculo empregatício (menos liberdade).


Em relação ao consultor externo, como dito acima, na maioria das vezes possui larga experiência de mercado, já que está sempre em atividade, atuando em organizações diferentes e resolvendo problemas diferentes. Esse tipo de consultoria também atua com maior imparcialidade, trazendo uma visão diferente dos problemas enfrentados pela empresa, o que gera maior aceitação por parte do alto escalão da companhia. Entretanto, o consultor externo pode enfrentar diversos problemas, assim como maiores riscos, uma vez que não conhece os atalhos organizacionais e nem possui proximidade com as partes interessadas (colaboradores, fornecedores, clientes e stakeholders em geral.) da organização.


Etapas de uma consultoria empresarial:

A consultoria seja ela interna ou externa, deve estruturar um processo com várias etapas a serem percorridas em sequência, que irão de acordo com um cronograma. Ela inicia desde os primeiros contatos e reuniões entre clientes e consultores, até sua finalização em definitivo, garantindo a correta execução dos planos de ações e da qualidade do serviço prestado. Em geral, podemos dividir suas etapas da seguinte forma: apresentação da consultoria, negociação do contrato, diagnóstico e elaboração do plano de ação, execução do plano de ação, conclusão da consultoria e monitoramento. Abaixo detalhamos cada uma das etapas:


- Apresentação da consultoria: Nesta etapa o consultor consegue seus primeiros momentos com o cliente, aproximando-se do mesmo por meio da apresentação do seu portfólio de serviços, qualidades, experiências e resultados alcançados em trabalhos prévios. Por outro lado, o cliente apresenta ao consultor a empresa que será analisada, apresentando também suas expectativas em relação à parceria construída. É durante a apresentação que a relação entre contratante e consultor é estabelecida.


- Negociação do contrato: Após realizada a apresentação da consultoria, o consultor realiza a proposta de venda, explicando todos os pontos e como serão realizadas as fases que virão a seguir. É importante ressaltar que, o consultor somente terá uma ideia do valor a ser negociado e de como executar as ações após a elaboração do plano de ação. Nesta etapa o foco deve ficar na explicação e no detalhamento, visto que é o momento em que o cliente decide ou não contratar a consultoria empresarial.


- Diagnóstico e elaboração do plano de ação: Nesta etapa, o consultor realiza uma análise extensiva dos setores e processos organizacionais (levantamento dos dados). O diagnóstico pode ser realizado por meio de ferramentas da administração, tais como análise SWOT, matriz GUT, diagrama de pareto, ou diagrama de ishikawa por exemplo. Já o plano de ação, que especifica as ações a serem tomadas, o tempo necessário e os responsáveis pela execução, pode ser elaborado através da ferramenta 5W2H ou do ciclo PDCA.


- Execução das ações (implementação): Basicamente, nesta etapa deve-se colocar em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. É importante salientarmos três questões, que são: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança (deve existir uma conscientização pelos integrantes da empresa em relação à mudança, assim como um alinhamento entre a mesma e a cultura organizacional da companhia). A consultoria prestada deve-se atentar também ao cronograma estabelecido, pois deve cumprir fielmente os prazos planejados.


- Conclusão da consultoria empresarial: Esta é a etapa em que o consultor, após fazer o levantamento dos dados, diagnosticá-los e implementar os planos de ações, conclui seu trabalho. A finalidade principal é deixar a organização pronta para absorver as mudanças realizadas a fim de fazê-las virarem rotinas. É durante a conclusão que o consultor já apresenta os primeiros resultados decorrentes da consultoria, podendo apresentá-los por meio de indicadores de desempenho, demonstrando o “antes” e o “depois” da consultoria. Essa ação ajuda o cliente a entender a viabilidade e o por quê da contratação do serviço de consultoria empresarial.


- Gestão do contrato, ou monitoramento pós consultoria: Por fim, chegamos na última etapa de uma consultoria empresarial. Em paralelo com a etapa de conclusão, o consultor realiza o que se chama de gestão do contrato de consultoria, ou monitoramento. Nele é realizado o acompanhamento dos resultados de cada implementação (mudança) feita na organização, assim como reuniões, revisões de meta e as correções e readequações quando necessárias. Essa etapa possui a finalidade de garantir que os objetivos traçados na consultoria sejam alcançados.


A consultoria empresarial é o conjunto de atividades exercidas pelo consultor (seja ele interno ou externo). Por isso, podemos entender o consultor como um agente de mudanças, que auxiliam os clientes (organizações) a entender e agir sobre os problemas que lhe afligem. No geral as consultorias podem trazer diversos benefícios para uma empresa, mas dentre os principais, nós podemos citar: a economia de tempo, a quebra de rotina, neutralidade de pareceres, catalisador de ações e a amplificação da capacidade intelectual da empresa. Não existe uma regra bem definida, já que cada projeto de consultoria possui uma forma diferente de atuar e desenvolver suas atividades. As etapas do projeto podem variar dependendo dos objetivos da consultoria empresarial.


Conclusão - Consultoria empresarial

- É importante ter em mente que uma consultoria empresarial tem haver com mudança, ou seja, e a contratação do serviço que visa buscar e trazer novas tendências para dentro da empresa contratante, na tentativa de impulsionar ou melhorar os processos existentes na mesma. Recapitulando de forma objetiva, nós podemos dizer que, o serviço de consultoria empresarial consiste na atividade exercida por pessoa física ou jurídica independentes e qualificadas para a investigação de problemas que digam respeito a política, procedimento, organização e métodos, recomendando ações e proporcionando auxílio na implementação dessas ações.


Muitos se perguntam, quem precisa de consultores? A resposta pode ser justamente outra pergunta, como por exemplo, quem não precisa? Muitas empresas fracassam no seu trajeto por não possuir o conhecimento e a prática adequada de gestão empresarial. A consultoria empresarial vem de encontro as dificuldades das organizações, encurtando o tempo necessário para que as melhorias aconteçam e para que os resultados desejados também apareçam. A importância principal no projeto de consultoria empresarial é de que haja clareza e qualidade em todo o processo, como também que o cliente (contratante) se sinta seguro em relação ao serviço prestado.

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